-->

Menu

Populares

slider

  • X

  • Y

  • Z

05/02/2015

Resenha: Diário de um adolescente apaixonado, de Rafael Moreira

Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família.
Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas.
O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.

Título do livro: Diário de um adolescente apaixonado
Autor(a): Rafael Moreira
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Comprar: Amazon (físico) | Amazon (Kindle, BR)


Um livro que não é apenas bom


          Confesso que decidi passar este livro na frente de outras leituras por ele ser curtinho, e também porque a diagramação chamou atenção. Mas o que encontrei me deixou muito positivamente surpresa.

          Eu não conhecia o autor, então não sabia bem o que esperar. Também, por eu já estar com 20 anos, estava receosa com o que encontraria de um escritor de 17. Drama adolescente? Gosto, mas não estava no clima pra isso, no momento. Arrisquei mesmo assim.

          Mas logo digo: se você também está com essa mesma cisma, pode se tranquilizar neste instante!

          Rafael é um rapaz maduro, com uma visão de mundo bem legal, um bom domínio com as palavras e um carisma que se percebe facilmente em sua escrita. Ler suas crônicas é, de fato, como conversar com um amigo. Você se identificará com aquelas histórias e esse nível de empatia imediata te fará ler o livro inteiro em questão de horas. Porque com a linguagem fácil, o jeito descontraído, as perguntas que o autor faz pontualmente e trazem – ainda mais – o interlocutor para dentro do texto, é impossível não sentir quase como se vocês se conhecessem há tempos.

          A diagramação é um caso à parte, porque está tão caprichada que merece um parágrafo apenas para ser elogiada. Sério, é visualmente prazeroso virar as páginas do livro! É verdade, porém, que eu ainda preferiria uma fonte mais padrão para o corpo do texto em si, porque às vezes minhas vista problemática estranhava um pouco, especialmente depois de algum tempo lendo. Mas, mesmo assim, a fonte utilizada não chega a ser desconfortável para a leitura e não tira, de forma alguma, pontos da estética do produto final.

          Agora, por que eu disse que o livro não é apenas bom? Porque, acreditem ou não, este livro também é importante. Sim, importante! Porque o autor é um romântico. Com certeza ele fará sucesso entre as meninas, mas, acima de tudo, lembrará ao público feminino que nem todo homem é um safado patológico, e que você não precisa se contentar com alguém que te trate apenas 'mais ou menos'. Ao mesmo tempo, o frenesi que o livro com certeza causará entre as garotas, mostrará também aos rapazes que ser romântico compensa, ajudando a derrubar aquele mito de que canalhice é atributo inerente ao homem. Na época em que vivemos, com certeza precisamos de mais homens que disseminem esse tipo de ideias e, por isso, aplaudo autor e editora aqui.




Avaliação

          Em resumo, este é um livro perfeito para ler quando precisar de um up no ânimo, para presentear as amigas, ou até mesmo para ficar simplesmente folheando com admiração. Esta foi, sem dúvida, uma aposta acertada, que ainda causará muitos suspiros pelo Brasil. Então, jogue qualquer dúvida que você ainda possa ter de lado e corra para a livraria mais próxima para tirar suas conclusões também!

Agradecimentos especiais ao Grupo Editorial Novo Conceito, que cedeu o livro para resenha.
Contudo, lembramos aos leitores que as opiniões expostas neste blog não sofrem quaisquer influências das parcerias. 
Os pontos de vistas aqui apresentados se referem unicamente à opinião do autor do post, 
não devendo ser considerado como verdade absoluta em momento algum. 

Resenha também publicada no skoob (x).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário, nós adoraríamos ouvir sua opinião!